sábado, 31 de dezembro de 2016

Projetos para 2017


        
Toda virada de ano, geralmente, costuma a ter dois rituais característicos e cíclicos que demonstra muito sobre a nossa noção de como se passa o tempo.  É natural nessa época e faz parte da cultura ocidental e talvez até mundial. O ano novo é um momento de reflexão e de renovação, ou seja, é um momento que paramos um pouco para contemporizar sobre o passado e também é um período de fazermos os projetos para o futuro, usando o primeiro de janeiro como um marcador para mudanças que queremos ou gostaríamos de realizar.      
Um divisor entre o antigo e o novo.
O ano de 2016 foi, com certeza, um ano bem atípico, onde muitos até o consideram “ruim” esperando com alegria a mudança anual. Particularmente o primeiro semestre desse ano foi cheio de problemas em todas as esferas, mas acabou por concretizar uma máxima que aprendi na publicidade...
Problemas são sinônimos de oportunidades!
O segundo semestre, para mim, foi uma profusão de reviravoltas que somadas em um contexto final foram bem mais positivas que a negatividade do inicio do ano e isso se refletiu muito no projeto desse blog.
Houve um ressurgimento na execução do Contador de Histórias e uma mudança temática clara de textos e ensaios literários e reflexivos livres para resenhas e discussões temáticas sobre Histórias em Quadrinhos.
Mudanças sempre são bem vindas e nunca fez parte ter um blog preso a uma só temática buscando não apenas diversidade nos temas, mas também termos formas mais ecléticas de como expor e produzir conteúdo.
Assim como primeira “reflexão sobre o passado” para uma melhor “projeção do futuro” podemos entender que o Contador de Histórias deve fazer mais isso... contar histórias. Seja como resenhas, poemas, contos e críticas sempre propondo questionamentos e reflexões sobre assuntos atuais e da cultura pop sem ser limitado pelos temas trabalhados ou pela temporalidade.
Claro que depois de contemporizar sobre esse ano temos muitos projetos para 2017 que estão entre novos projetos e a manutenção dos que se manterão após a virada do novo ano.
Continuaremos com o Guia Definitivo de Leitura dosX-Men analisando cada fase importante da equipe mutante dos quadrinhos em seu contexto histórico e com informações extras dos bastidores das publicações bem como seus responsáveis e a receptividade do público.
Teremos uma retomada dos contos e poemas que eram dominantes nos primeiros anos do blog em diversos temas e formas como era característico aqui. Assim poderemos apreciar material totalmente próprio bem como as reflexões livres que ainda fazem a maior parte dos textos do Contador de Histórias.
Continuaremos a produzir e publicar análises temáticas sobre quadrinhos (e séries) propondo reflexões sobre temas atuais e pertinentes como foi o caso da ”Jessica Jones e os relacionamentos Abusivos” e o “Homem Animal e o ativismo ecológico”. Alguns desses textos já estão sendo elaborados como o “Justiceiro do anti-heroísmo à psicopatia” que deve discutir sobre a geração cultural de contestação das leis no combate à criminalidade nos anos 70 e 80 bem como a insatisfação da opinião pública estadunidense sobre a Guerra do Vietnã. Logo depois também teremos um texto que levantará questionamentos sobre a homossexualidade sendo retratada nas histórias em quadrinhos dos X-Men principalmente no tocante da personagem do Homem de Gelo.   
Também teremos novos projetos como o “Lendo...” que discutirá, edição por edição, uma mensal importante da arte seqüenciada como Miracleman, que virá no inicio do ano e o mangá Lobo Solitário que virá logo depois e ambas com o devido tratamento de contextualização histórica. Futuramente também entrará nesse projeto a aclamada Watchmen que será analisada cada uma das 12 edições. Esse projeto é bem diferente do Guia de Leitura, pois visa cobrir todos os aspectos da obra e não apenas resenhar para guiar o leitor a buscar novas revistas para ler.
Finalmente é uma meta possível (e não são todos os projetos de virada de ano?) que apareçam resenhas criticas não apenas de Histórias em quadrinhos, mas também de livros e filmes que não tem super heróis com tema expandindo ainda mais o blog Contador de Histórias e suas discussões.
Por fim agradecemos a todos que leram e opinaram sobre os textos publicados nesse ultimo semestre de 2016, pois o blog cresceu muito e desejamos um ótimo 2017 para todos e que todos os projetos, nossos e de vocês se realizem plenamente.

Obrigado e Feliz Ano Novo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário